quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Manaus entregue!

Passado o grande festão de réveillon em Manaus, onde foram gastos R$ 3 milhões em cachês superfaturados para as atrações nacionais, temos agora um periodo que poderia ser chamado de limbo administraivo. Chamo assim porque é aquele período em que nada acontece nas secretarias, está todo mundo de férias e parace que todos estão programados para dar a mesma resposta: aqui no sistema osra que está tudo normal.

Mesmo despois de um apagão em uma chuva, a Manaus Energia somente depois de dois dias se dignou a dar uma nota dizendo que raios teriam causado falta de energia em seis zonas da cidade. Detalhe: Manaus só tem seis zonas mesmo!

Agora em alguns bairros da cidade a coleta de lixo não está sendo feita. E não é em bairros da periferia não: Eldorado, Adrianópolis, Japiim, Centro, Dom Pedro e Parque das Laranjeiras são alguns dos que ficam sem coleta de lixo por três ou mais dias. Ok, estamos no começo do ano, mas nem por isso deixemos de ser atendidos em nossas necessidades básicas de serviços pelos quais pagamos nossos impostos. Também não deixemos de cumprir com nosas obrigações não apenas colocando o lixo no horário próximo da coleta, como também formalizar queixas na Agência Reguladora de Serviços do Amazonas (Arsam) para que tenhamos os serviços prestados.

Não esquecer também que já existe uma Taxa do Lixo que deverá chegar a R$ 90 por domicílio ainda aguarda regulamentação.

No quesito segurança a situação vem se agravando a cada dia e os casos de assaltos vão pipocando nos veículos de comunicação mas não aparecem nas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública. Nesta tarde do dia 11, foi assaltado mais um comércio no Vieiralves, zona Centro-Sul da cidade, área nobre, onde há menos de dez dias foi assassinado o motorista de uma desembargadora.

Nesta mesma tarde chegaram mais viaturas para a Polícia Militar do Amazonas. Mas não basta apenas repor uma parte das viaturas para circular nas ruas. Tem que melhorar as condições dos policiais como dar coletes novos, e também não é apenas isso. Para melhorar a polícia tem que fazer uma faxina na mesma e começaria fazendo exame antidoping.

É preciso estabelecer uma política de segurança pública mais clara e definida, investir em inteligência. Se sabe-se onde são as chamadas áreas vermelhas de Manaus, porque não atuar de forma mais incisiva? Manaus tem uma vantagem enorme em relação a outras cidades pois suas rotas de fuga são poucas e isso pode ser explorado não apenas com mais viaturas, mas com iluminação melhor nas ruas e câeras de vigilâncias espalhadas pela cidade!
Mas o fundamental mesmo será a democratização da segurança. No caso do sequestro do empresário Wellington Lins a SSP já estava monitorando os envolvidos apenas um dia após o fato ter ocorrido. Uma semana depois, uma criança de cinco anos foi sequestrada, esganada, estuprada e morta, após a Polícia Civil dizer que somente poderia agir após 24 horas. Ou seja, são dois pesos e duas medidas. Lins é de família influente em Manaus, onde tem um deputado federal e um estadual, já a criança era flha de cidadãos comuns. Jamais será dado o mesmo tratamento. Não se permanecer esta mesma política.





Nenhum comentário:

Postar um comentário