terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Amazonas, onde a segurança funciona só na propaganda

Na semana passada o governo do estado do Amazonas entregou 466 viaturas e 97 motos como uma das ações de fortalecimento da segurança pública na capital.Bem, se era para dar impacto mna apresentação das viaturas conseguiu: em um acidente, cinco viaturas colidiram e mais três foram batidas apenas no primeiro dia. No dia seguinte uma outra viatura capotou. E não estava em perseguição nem nada.

O governo ancora suas expecativas de solução no programa Ronda dos Bairros, que prevê policiamento ostensivo com um contato maior entre o morador e ospoliciais que fazem a segurança nos bairros. Bem, até onde eu sei não é som policiais namorando moradores que se resolverá a questão. É preciso bem mais que isso!
Na propaganda oficial, aliás, desde o ano passado que mostram o quanto foi investido mas nada parece apresentar resultados. Anunciam que fizeram investimentos na polícia técnica, mas não há preparo dos policiais que são os primeiros a contaminar os locais de crime.
http://www.youtube.com/watch?v=33N6QybJxgE
Na semana passada, dois sequestros relâmpagos chamaram a atenção para o problema. No primeiro, uma assessora parlamentar foi sequestrada, foi feita a denúncia, passando informações para a polícia sobre o posicionamento e a devida identificação do carro e a polícia não conseguiu sequer encontrar o carro. Três horas e depois de oito assaltos , uma execução com a sequestrada no porta-malas do carro, ela foi abandonada em uma rua deserta, conseguiu se libertar e chegar a uma maternidade onde foi finalmente atendida.
Enquanto isso, os familiares tiveram que fazer uma via crucis de ir a quatro delegacias para poderem finalmente fazer o registro da ocorrência. Pior que isso, os policiais que recolherem o carro da vítima, sem luva e nem nada, simplesmente entraram no carro e o levaram para o pátio da delegacia. ou seja, se tinha impressões digitais, foram comprometidas. Se bem que não ia adiantar muito porque a perícia no Amazonas simplesmente não tem condições de fazer este tipo de serviço que é fundamental para a identificação de criminosos.
Dois dias depois uma mulher foi sequestrada enquanto abastecia seu carro em um posto de gasolina e passou pelo mesmo calvário. Nesse caso a polícia foi mais rápida e prendeu a quadrilha que tinha um menor de idade como líder.
A questão da violência é complexa e envolve muitos fatores mas o fundamental é que haja vontade política de resolver a questão. Já pelo menos três anos o Rio de Janeiro, de onde Man aus é o bairro mais distante, vem tomando medidas no combate à violência enquanto que no Amazonas tudo caminha a passos de tartaruga.
O programa Ronda dos Bairros que o governador Omar Aziz quer entregar em sua primeira etapa até op final de janeiro, precisa de 1.200 soldados mas o efetivo da área é de apenas 600. A propaganda que está sendo veiculada hoje diz que entraram 3.470 policiais, entre civis e miltares nos últimos meses. Os militares em treinamento estão há quatro meses sem receber. A explicação para essa falta de pagamento é simples: o estado gastou mais do que arrecadou. Exatos R$ 350 milhões.
Para deter a violência é preciso dar ocupação aos jovens e adolescentes. Não existe nenhuma política de educação, cultura e esportes no Amazonas voltados para ninguém. Apenas os grandiosos festivaisi de cinema e ópera que consomem todo o orçamento da cultura e deixa quase nada de concreto para a população. O Amazonas sempre foi celeiro de craques em diversas modalidades e o lutador José Aldo hoje é um bom exemplo, bem como a ginasta Bianca Medeiros, que brilhou no Pan-Americano de Guadalajara ano passado. Mérito deles e do esforço de suas famílias que tudo fizeram para que não ficassem estagnados em Manaus.
Se eu que o governo Omar Aziz fracasse? Eu seria um idiota. O que quero é que as coisas aconteçam, sem superfaturamento, sem firula ou apenas pirotecnia. Mas é difícil quando você toma conhecimento que o colete à prova de balas dos policiais está vencido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário