segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ronda dos bairros com a velha estrutura?

O governo do Amazonas lançou esta semana o programa “Ronda dos Bairros”, baseado no programa que foi lançado em Salvador em 2008, que foi inspirado no homônimo lançado meses antes em Fortaleza (CE). O cidadão deverá ter o número do celular do policial que circulará por determinada área e, com isso, poderá ser atendido rapidamente. Na teoria, isso funcionaria perfeitamente. Mas vejamos algumas situações reais para ver se dará certo mesmo.

Em primeiro lugar presume-se que o serviço de telefonia celular, com os quais os policiais serão acionados, funcione perfeitamente, o que está muito longe da nossa realidade. Em alguns pontos da cidade, principalmente na periferia, é simplesmente impossível. Supõem-se ainda que o cidadão tenha crédito mas, se ele não tiver? Liga a cobrar? Corre para um orelhão, esse objeto obsoleto hoje em dia?

O Ronda será lançado inicialmente na zona Norte, o que compreende a Cidade Nova e os demais bairros limítrofes. São mais de 500 mil habitantes e, para cobrir essa quantidade de pessoas, seriam necessários mil policiais, levando em consideração a razão de 1 policial para cada 500 habitantes (a ONU considera o número ideal 1 para cada 250). Hoje a Polícia Militar do Amazonas conta com um efetivo de quatro mil homens e, até 2014, a previsão é ter 10 mil em todo o estado. Dados do comandante Almir David Barbosa. Dan Câmara, o anterior, dizia que o efetivo era de 7 mil.

Bem, para dar mobilidade a esse contingente seriam necessários pelo menos 250 viaturas, considerando-se quatro policiais por viatura. Isso sem contar que ainda tem combustível e manutenção, o que ensejaria mais pessoas para fazer essa manutenção. A estimativa é de que em agosto o Ronda esteja operando a pleno vapor. Bem, para isso deve ser lançado processo de licitação, que deve durar três meses, se tudo correr em conformidade.

Mas o fator mais preocupante decididamente não é este. Mas sim a qualidade dos policiais que atuarão no Ronda dos Bairros. Nos primeiros três meses de 2011, 215 policiais foram presos ou afastados por envolvimento em crimes de diversas naturezas: extorsão, tráfico, associação ao tráfico, assaltos e homicídios. O vídeo que circulou o mundo mostrando policiais atirando covardemente em um menor dá uma exata dimensão do quanto ainda é preciso avançarmos.

A Secretaria de Segurança anuncia que fará exames toxicológicos nos novos policiais, mas não pode fazer o mesmo com os que já entraram. A avaliação psicológica é feita a cada seis meses mas, com apenas três psicólogos, fica impossível fazer um bom acompanhamento de todo o efetivo.

Minha sugestão para a questão? Não tenha pressa em implantar um programa de grande monta como esse. É preciso fazer reciclagem no atual efetivo, expulsar os maus policiais, cortar na própria carne para que a população volte a confiar no policiamento. E que os R$ 200 milhões anunciados para a implantar o programa Ronda dos Bairros sejam bem aplicados!


4 comentários:

  1. Começar pelo meio não dá certo. Para se obter o mínimo de sucesso os governantes ainda teriam que mudar muita coisa, concordei absolutamente com seu post.
    ;]

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Post, mas ressalto que há urgencia em se investir em segurança. Não aguento mais ser roubado, passar constrangimentos na frente da boca de fumo que funciona próximo à minha casa, e não tenho mais para quem denunciar, já que aparentemente a PM é sócia.

    ResponderExcluir
  3. Penso que é possível agir nas duas frentes Manoel! Segurança é algo para se tratar no dia-a-dia e planejando a médio e longo prazo!

    ResponderExcluir
  4. Manaus precisa é de um posto policial em cada bairro,feito pelo Governo mesmo,não precisar da organização dos moradores pra construir ou reformar o posto. Esse programa aí todos sabem que tem prazo de validade.

    ResponderExcluir