sábado, 16 de abril de 2011

Páscoa solidária: ação cidadã!

Não tem como não se sensibilizar. Não tem como não se envolver. Não tem como não participar. Não em como se promover. Não tem como deixa de fazer. Assim eu imagino essa ação cidadã que ganhou o nome de Páscoa Solidária. Serão distribuídos 874 ovos em uma comunidade da periferia de Manaus.


Foi uma união de forças lindas que dá gosto de ver, mais ainda de participar. Pessoas de diferentes idades, classes sociais, religiões, profissões, mas todas com o mesmo objetivo: dar alegria a crianças que sequer conhecem. E fomos além da expectativa. A idéia era fazer 500 ovos e foi arrecadado dinheiro para 900. Os outros 26 ovos serão entregues no abrigo Monte Salém.


Foram três dias de intensa atividade de tuiteiros sob a batuta da médica Bianca Abinader e da Islânia Lima. foram dezenas de pessoas que fizeram doação em dinheiro e participaram da produção dos ovos de páscoa. Uma lição de humildade, desprendimento, de vontade de ajudar ao próximo, de dar alegrias a crianças que certamente não receberiam ovos se não fosse essa iniciativa.


Não entendo que, ainda assim, algumas pessoas que se dizem do bem, fizeram críticas à iniciativa. Talvez porque estava sendo feito por pessoas que mantém uma postura crítica frente aos problemas que enfrentamos diariamente. Mas o fato é de que isso incomoda pelo simples motivo de que foi vedado a autopromoção! Nunca foi esse o objetivo. Infelizmente, sequer pudemos divulgar o local onde acontecerá a entrega e nem onde foi feito. Por questões de segurança.


Mas deixemos isso de lado e façamos valer o nosso direito de cidadãos e mostrar que a humanidade ainda tem esperança.  

Post scriptum: Uma coisa é certa, quem não sabia, aprendeu a trabalhar com chocolate!
P.S.2: Sabe, não importa se nenhum veículo de comunicação vai cobrir ou não. Isso nem importa mesmo! Quem tem que saber que estão sendo doados ovos de páscoa são as crianças beneficiadas e quem ajudou a fazê-los. Quem faz um ato beneficente não quer holofotes. Corrigindo. Quer sim as luzes dos holofotes! Mas holofotes diferentes, daqueles que somente é possível ver nos olhos e nos sorrisos de crianças felizes. Desses holofotes queremos sim as luzes! Queremos todo esse brilho. 
E todo o esforço de coletar o dinheiro, de tirar um pouco ou todo o final de semana para construir essa realidade, valeu muito a pena. É muito, mas muito diferente mesmo se doar dessa forma do que pura e simplesmente usar o "prestígio" para fazer um pouco mais. Como diz a música do Beto Guedes e Ronaldo Bastos, Canção de índio, não preciso dizer mais nada: 
Todo dia é de viver
Para ser o que for e ser tudo
Sim, todo amor é sagrado
E o fruto do trabalho 
É mais que sagrado, meu amor
A massa que faz o pão
Vale a luz do teu suor



5 comentários:

  1. Lindo isto, linda iniciativa, lindo vc meu amigo querido!!!!

    Quem critica é por inveja e com certeza, não consegue ter coragem de se doar.... Smaaaacks merecidos...

    Ahhhhh... fiquei aguada aqui... hehehe!!! Bjus a vc e a todos os participantes... Fazer uma criança sorrir de alegria e ficar com olhos brilhantes, não tem preço!!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe sempre dizia:
    "Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita"
    Vocês são exemplo de cidadania
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Nem Jesus agradou a todo mundo né, criticar é fácil. Mas parabéns pela iniciativa de todos, lindo trabalho esse de colaborar com a páscoa das crianças carentes.

    ResponderExcluir
  4. Olha o abrigo Monte Salém aí geeeente!

    Passei o domingo lá e não tem como não se sensibilizar e querer "mudar o mundo" para dar um pouco para aquelas crianças. Parabéns pela iniciativa de vocês!

    =*

    ResponderExcluir
  5. Foi ótimo contribuir na fabricação e na entrega estaremos lá fazendo nossa parte.
    Nada como fazer o bem.

    =*

    ResponderExcluir