quinta-feira, 3 de março de 2011

Mas quem é tu mesmo, hein?

Venho acompanhando o sofrimento de duas pessoas que conheci através do microblog twitter as quais, mesmo antes de conhecer, aprendi a respeitar por elas terem, e defenderem, as suas opiniões. A Carolina Coelho, e a Bianca Abinader. São duas pessoas comuns, com suas profisssões, família formada, círculo social bem definido. Mais uma coisa em comum que elas possuem: tiveram sua honra manchada e foram linchadas moral e publicamente pelo Ronaldo Tiradentes, proprietário de uma emissora de rádio que detém a marca da Rádio CBN.

Por conta desses ataques, abro um parênteses aqui para dizer que elas não foram as únicas, e provavelmente não serão as últimas a serem atacadas por Tiradentes, aquele que já se comparou com um juiz. Mas quem é Ronaldo Tiradentes? Já foi contado um pouco da história dele em livro pelo jornalista Marcos Losekan e também já apareceu em vídeo mostrando como ele usa, e abusa, da sua rádio para fazer pressão inclusive sobre secretários municipais. Também mandou “dar uns cascudos”, lá no Rio de Janeiro, no José Ribamar Bessa Freire, tirou fotos e mandou para o Babá, certo de sua impunidade. Isso é uma prova inconteste da truculência do Alferes. Chegou a ligar para a empresa onde Carolina Coelho trabalha pedindo que a demitissem.

Mas o conheci quando era operador de áudio na rádio Amazonas FM e ele apresentava o “Clube do Rei”, que recebia dezenas de cartas que eram lidas no ar. Sim, as pessoas dedicavam um tempo para contar suas experiências, boas ou não, a pessoas que elas mal conheciam e eram ídolos. Soubessem o que acontecia nos bastidores jamais o fariam. Não posso falar por outros locutores da época, mas sobre Ronaldo Tiradentes eu posso.

Posso porque eu vi, várias vezes, o processo de seleção das cartas e os comentários a cerca dos casos e das pessoas. Algo do tipo: “olha isso, leva chifre e ainda manda carta para rádio para que todo mundo saiba. Só mesmo em Manaus” Ou então: “E essa aqui, reclama que não namora faz tempo. Deve ser feia que dói e não fode há sei lá quanto tempo”. Isso momentos antes de ler no ar a mesma carta e dar um conselho para a ouvinte. Pode parecer pouco, mas é justamente com as pequenas coisas que se conhece o verdadeiro caráter de uma pessoa. Assim é Ronaldo Tiradentes.

Quanto a Bianca Abinader, vive assustada hoje com ameaças e alguns atentados sofridos. O que ela faz para se defender? Tenta expor seu caso através da imprensa local, mas não obtém êxito porque os mesmo não têm compromisso com a informação. Tem tido mais resultado nos veículos de fora, onde não se tem o rabo preso com esse ou aquele grupo político. Conta com o apoio de quem já teve a vida enxovalhada e com outros tantos através das redes sociais. Não podem nos calar! Não podem nos parar!

Enquanto Tiradentes vai de mentira, vamos com a verdade. Os fatos não podem ser ocultados. Ele que tanto se diz jornalista, dessa forma enxovalha a faculdade onde se formou, desonra-a ao não cumprir o que lhe foi passado na academia. Primeiro por não ouvir o outro lado e, depois, por não dar direito de resposta, não reparar o erro cometido. Tiradentes prefere por em prática o que aprendeu em outra escola: a política que se faz no Amazonas, onde os desmandos acontecem e nada é feito, não se é punido.

Mas esse tempo está acabando! Antes não tínhamos onde nos manifestar, de expor nossas idéias e, desta forma, nos defender. Como escrevi em outro post: o tempo é outro senhor. As coisas mudaram e o cidadão tem onde e como expor suas idéias. Nem que isso tenha que ser ensinada da mesma forma que Tiradentes está acostumado. Se for assim que seja então!


Nenhum comentário:

Postar um comentário