quarta-feira, 30 de março de 2011

Continuem sem discutir política!

Por Eustáquio Libório

A Comissão Especial da Reforma Política do Senado Federal aprovou, na noite desta terça-feira, o sistema eleitoral proporcional com lista fechada. Por esse sistema, o eleitor vota no partido, o qual define os candidatos e a ordem de preferência para eleição.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) votou a favor e o senador Eduardo Braga (PMDB) votou no sistema apelidado de “distritão”. O sistema aprovado pela comissão senatorial parece ser o escamoteamento do candidato para o eleitor, principalmente em um país onde poucos são os partidos que têm militância forte, além da baixa participação do povo nas agremiações partidárias.

Isso quer dizer que independe no candidato que você votar, quem vai decidir o candidato que assumirá o cargo para o qual você votou é: o partido! Prestem atenção em quem votou no quê!

Nota do blogueiro: Ora, é o maior retrocesso que existe em política o fato de o partido escolher quem será eleito. A votação do eleitor perde validade, já que pela contagem, de acordo com a proposta vencida e defendida pela senadora Vanessa Grazziotin, o partido manda uma lista com o nome, em ordem de quem vai assumir, independente da quantidade de votos que o candidato receba! Logo...

2 comentários:

  1. Eduardo, o Eustáquio Libório é jornalista veterano velho e está acompanhando a reforma política que está sendo discutida no Congresso Nacional e todos diziam que não sairia. Pelo visto se falava isso para que fosse feita na surdina!

    ResponderExcluir